(Coordenação de André Barata e João Seixas, com fotografia de Duarte Belo) 6 sessões na Livraria “Ler Devagar” / Casa do Comum do Bairro Alto / Maio-Novembro 2024
A proposta deste ciclo de palestras distendido no tempo, assomando de novo o lugar de sentido e comparência que é a livraria, é fazer também um lugar, uma meta-lugar, de encontro de perspetivas e perplexidades, saberes e experiências destas e de outras transformações dos lugares que afetam e reafectam a ecologia da relação com o mundo.
Perspetivas de ciências como a geografia, a antropologia, a sociologia, a filosofia; perspetivas dos ativismos e das cidadanias que irrompem nos lugares; perspetivas sobre maneiras como são repercutidas ressonâncias científicas, socioeconómicas, artísticas e culturais.
Todas estas perspetivas que se visitam, se encontram e se confrontam, cumprindo elas próprias a pergunta pelo sentido. Que futuro reservamos a uma vida de lugares, com lugares, que faça lugares? Que encontros, que interligações, que comunidades? Por outras palavras: Que futuro nos reservamos num mundo de lugares.