O PRAXIS – Centro de Filosofia, Política e Cultura é uma unidade de I&D da Universidade da Beira Interior (UBI) e da Universidade de Évora (UÉ). Surgiu em 2020, depois de o antigo Grupo de Filosofia Prática se ter separado da unidade de I&D LABCOM.IFP, e obteve a classificação de “Bom” na última avaliação da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O PRAXIS desenvolve investigação no domínio da filosofia prática, especialmente na ética, filosofia política e social, e filosofia da cultura. O Centro centra-se em diferentes tradições, mas destaca-se de outras unidades de I&D no país pela ênfase especial que dá à abordagem fenomenológica. Além disso, o PRAXIS procura relacionar a tradição filosófica com questões e debates contemporâneos, tais como o feminismo, a ética ambiental e animal, as crises da democracia, os direitos humanos, a terapia fenomenológico-existencial, a filosofia da tecnologia, etc.
Sobre esta base, PRAXIS pretende examinar a ação em várias dimensões, dando especial atenção à interação entre a experiência pessoal e os contextos relacionais ou sociais mais amplos em que a ação humana se desenvolve.
Para explorar os aspetos pessoais e relacionais da ação, o Centro divide-se em dois grupos de trabalho que integram membros tanto da UBI, como da UÉ: o Grupo de Trabalho de Ética e Política (GTEP) e o Grupo de Trabalho de Fenomenologia e Cultura (GTFC). Além disso, a unidade procura estabelecer ligações entre as suas diferentes áreas: quer explorando as interseções entre o pensamento ético e o pensamento político, quer relacionando a ética, a filosofia política e a ciência política com a filosofia da cultura, quer empregando a abordagem fenomenológica em questões éticas, sociais, políticas e especialmente culturais.
O PRAXIS mantém numerosos intercâmbios internacionais com investigadores e universidades da Europa, da América Latina e dos Estados Unidos (Sorbonne, Villanova, Rio de Janeiro, entre outras) e, juntamente com quatro universidades brasileiras, formou a Rede Praxis. A sua estratégia de internacionalização privilegia uma abordagem multilingue, a qual resulta em muitas produções não só em português, mas também em inglês, espanhol, francês e italiano.
O PRAXIS desenvolveu três coleções distintas e disponibiliza uma vasta biblioteca online (https://www.lusosofia.ubi.pt/) com livros e artigos dos membros da unidade e de outros investigadores, traduções portuguesas de textos filosóficos clássicos e dissertações de mestrado e doutoramento. Além disso, o empenho do PRAXIS em ter uma estratégia de disseminação abrangente inclui também publicações científicas internacionais, atividades de divulgação e múltiplas atividades de formação avançada, em ligação com dois programas de doutoramento na UBI (Filosofia e Ciência Política) e um na UÉ (Filosofia Prática).
O PRAXIS conta com 32 membros integrados e 28 colaboradores. Para além disso, o PRAXIS acolhe atualmente sete bolsas de doutoramento, duas bolsas de iniciação científica e um investigador júnior (contratado ao abrigo do programa CEEC institucional da FCT).
Localizado em duas cidades (Covilhã e Évora) do interior do país, onde a população e os recursos culturais são menores do que nas principais cidades do litoral, o PRAXIS enfrenta desafios diferentes dos de outras unidades de I&D do país. Ao mesmo tempo, o PRAXIS tem um compromisso sério e crescente de envolvimento com as comunidades envolventes, que se estende ao país. Este compromisso traduz-se em colaborações, eventos em instituições culturais e escritos não académicos (incluindo contribuições para os principais jornais e revistas).
O PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura é financiado por fundos nacionais através da Fundação para a Ciência e Tecnologia no âmbito do projeto UIDB/05451/2020 (DOI: https://doi.org/10.54499/UIDB/05451/2020).