O PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura surge na sequência de uma unidade de investigação criada em 2003, activa até 2014, denominada Instituto de Filosofia Prática (IFP) e do Grupo de Filosofia Prática - GFP, um grupo autónomo de investigação da unidade Labcom.IFP, ativo de 2015 a 2017. O IFP foi criado em 2003 com poucos investigadores, tendo-se expandido para um total de 15 investigadores doutorados integrados em 2012-2014. A unidade realizou investigação nos campos da ética, filosofia política e filosofia contemporânea, particularmente fenomenologia, e recebeu a classificação de "muito bom" em duas avaliações da FCT em 2003 e 2007.
O PRAXIS apresenta um total de 37 investigadores integrados, divididos entre a Universidade da Beira Interior e a Universidade de Évora, contando ainda com 29 colaboradores. O Centro está ligado a dois programas de doutoramento distintos nas referidas universidades, com um total de 12 estudantes de doutoramento a participarem nas atividades do Centro.
Áreas de Investigação e Projetos: São três as principais áreas de investigação de PRAXIS: 1) Fenomenologia e Filosofia da Cultura, que constituem um Grupo de Trabalho próprio, fazendo assim conviver o património de pensamento fenomenológico com a mais abrangente problemática da cultura. A abordagem fenomenológica é especialmente distintiva da personalidade filosófica do Praxis, com grande ênfase seja no Praxis/UBI ou no Praxis/UÉ. 2) Ética e a Filosofia da Ação, seja no plano da investigação teorética fundamental sobre o juízo ético e a ação, seja no plano das propostas de ética aplicada ou sectorial, como as problemáticas da ética da natureza. 3) A Filosofia Política e a Ciência Política, área que faz circular entre filósofos sociais e políticos e cientistas políticos temas da sociedade contemporânea, bem como tópicos centrais de discussão em teoria política, com uma linha de interesse especialmente dedicada à religião.
Infraestruturas: No que respeita a infraestruturas de apoio à investigação, o PRAXIS tem o seu próprio espaço de trabalho na Universidade da Beira Interior, situado no segundo piso da Biblioteca Central.
O PRAXIS também fornece acesso a uma biblioteca on-line - www.lusosofia.net - que oferece aos utilizadores acesso a textos clássicos em filosofia traduzidos para português, bem como dissertações de mestrado e doutoramento, e artigos filosóficos de investigadores portugueses - incluindo alguns dos próprios investigadores de PRAXIS.