Investigadores Integrados

Investigadores Integrados


  • Breve Apresentação

Gianfranco Ferraro

Professor Auxiliar Convidado (Praxis/UBI)

Gianfranco Ferraro é investigador, natural de Messina, Itália, e naturalizado português. A sua investigação atual centra-se nas formas de conversão, abordadas a partir de vários pontos de observação (filosófico, literário, teológico e político), em particular através dos estudos de Michel Foucault e Pierre Hadot. Sobre este tema, publicou vários ensaios, nomeadamente sobre Foucault, Nietzsche e a história do pensamento utópico, encontrando-se atualmente a preparar um volume de caráter teórico.

É atualmente professor auxiliar convidado na Universidade da Beira Interior e, na Universidade Aberta (Lisboa, Portugal), é doutorando em Estudos Globais, com um projeto de investigação dedicado às raízes antigas e à influência moderna dos Exercícios Espirituais de Inácio de Loyola. Anteriormente, estudou Filosofia em Itália (Pisa) e em França (EPHE, Paris), onde obteve o grau de Doutor em Filosofia, com uma tese sobre a noção de ascetismo em Nietzsche, Weber e Foucault, tendo posteriormente sido bolseiro de pós-doutoramento da FCT em Portugal.

É fundador e diretor editorial da revista internacional Thomas Project: A Border Journal for Utopian Thoughts. Coorganizou (com Marta Faustino) o volume The Late Foucault: Ethical and Political Questions (Bloomsbury, 2020) e (com António Caeiro) Formas de conversão. Filosofia, política, espiritualidade (Abysmo, 2024). Coeditou igualmente o número monográfico da revista e-Letras com Vida, As conversões de Sto. Inácio. Coordena atualmente o polo português da Italian Thought Network e é co-coordenador (com José Eduardo Franco) do projeto Global History of Utopias. Traduziu ainda para italiano obras modernas e contemporâneas da tradição utópica.

Universidades

Financiamento