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Helena Lebre

Doctoral Researcher

Degree in Philosophy with a final evaluation of 14 points in 1981 (Faculty of Letters of the University of Lisbon). PhD in Philosophy with the classification of 18 values, with praise and distinction, in 2014 (University of Évora). Thirty-six years of teaching Philosophy and Psychology in Secondary Education. Member of the Board of Directors (1994/2000). Internship Supervisor (1991/1993 and 2000/2017).

Email: helenaclebre@gmail.com

Main Publications
Books

Lebre, Helena (2021). Solidão do tempo esquecido. Lisboa, Portugal: EDIÇÕES COLIBRI.

Lebre, Helena (2013) Iris Murdoch, no rasto da didáctica: Hermes Filosófico e o Hermes Literário. in Ribeiro Ferreira L. e Vaz Pinto Maria José (Coord.), "Ensinar filosofia? O que dizem os filósofos”, Lisboa, Ed. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Lebre, Helena (2013) Diálogos (Revisão Pedagógica – Manual Escolar, 10º Ano). in Texto Ed., Lisboa.

Lebre, Helena (2013) Diálogos (Caderno de Exercícios, 10º Ano). in Texto Ed., Lisboa.

Lebre, Helena (2011). O Livro dos Ecos. Porto, Portugal: Papiro Editora.


Articles

Lebre, Helena (2021). "What Gesture of Future will be Built by the Memories that the Present Creates?". Global Journal of Human-Social Science, CrossRef DOI: 10.34257/GJHSS . 21 14: 47-53. https://globaljournals.org/GJHSS_Volume21/4-What-Gesture-of-Future.pdf. Published

Lebre, Helena (2021). "Pensar com V. Flusser a propósito da técnica". Trans/Form/Ação 44 spe: 117-140. https://doi.org/10.1590/0101-3173.2021.v44dossier.07.p117. 10.1590/0101-3173.2021.v44dossier.07.p117

Lebre, Helena (2017). "A Intencionalidade Histórica e a Intencionalidade Pós-Histórica: do gesto de Escrever ao gesto de Fotografar.". Intencionalidade e cuidado (ACTAS V Congresso LusoBrasileiro de Fenomenologia, III Jornadas Ibéricas de Fenomenologia): 239-253.

Lebre, Helena (2016) A Intencionalidade Histórica e a Intencionalidade Pós-Histórica: do gesto de Escrever ao gesto de fotografar. in Bernhard Syla & Irene Borges-Duarte (Org.), “Intencionalidade e Cuidado, Herança e Repercussão da Fenomenologia”, V Congresso Luso-Brasileiro de Fenomenologia, III Jornadas Ibéricas de Fenomenologia, Universidade do Minho.

Lebre, Helena (2015) Gesto, Coisa e não-Coisa na Fenomenologia Hermenêutica de V. Flusser. in Phainomenon, nº 25, CFUL.

Lebre, Helena (2014) A Comunicação como paradigma instaurador da Humanidade. Uma leitura de V. Flusser.

Lebre, Helena (2014) Variações fenomenológicas de V. Flusser: Análise fenomenológica da língua. in Publicação das Atas das IV Jornadas Internacionais de Investigadores de Filosofia. [URL]

Lebre, Helena (2011) Epistemologia-Hermenêutica e Tradução uma relação de dependência. A perspectiva de Vilém Flusser. in Publicação das Atas das III Jornadas Internacionais de Investigadores de Filosofia. [URL]

Lebre, Helena (2010) Da dúvida cartesiana à Dúvida Flusseriana. in Publicação das Atas das II Jornadas Internacionais de Investigadores de Filosofia.


Book Chapters

Lebre, Helena (2023). "A Viagem da Tradução: as possibilidades do « original ser fiel à Tradução»". In Filosofia Luso-Brasileira. Silvestre Pinheiro Ferreira/ Vilém Flusser/Henrique de Lima Vaz/ António Paim. XII Colóquio Tobias Barreto, 114-125. Lisboa, Portugal: Mil: Movimento Internacional Lusófono e DG Edições, 20.

Lebre, Helena (2022). "O Mapa de uma Viagem no Vazio- David Bowie abençoado por Atena ou por Hemera?". In entremundos. Liber Amicorum para Irene Borges Duarte, 765-777. Lisboa, Portugal: EDIÇÕES COLIBRI.

Lebre, Helena (2018) O Topos Filosófico ao Espelho: uma utopia renovada. in Fios da Memória, LIBER AMICORUM PARA FERNANDA HENRIQUES, Org. Borges Duarte, Irene, Húmus, Vila Nova de Famalicão.

Lebre, Helena (2016) Alteridade e Ambiguidade: Brevíssima Digressão por Simone de Beauvoir. in Ribeiro Ferreira, L. e Henriques, Fernanda (Coord.), “MARGINALIDADE E ALTERNATIVA: vinte e seis FILÓSOFAS para o século XXI", Lisboa: Colibri.

Lebre, Helena (2013). "IRIS MURDOCH - No rasto da didáctca: o Hermes filosófico e o Hermes Literário". In Ensinar Filosofia? O que dizem os filósofos, 287-297. Lisboa, Portugal: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.

Lebre, Helena (2012) Da ensinabilidade da filosofia no ensino secundário: um acto comunicativo. in Ribeiro Ferreira L. (Coord.), "Ensinar e aprender filosofia num mundo em rede", Ed. Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Curriculum Vitae
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Research Areas
Contemporary Philosophy - Theory of Communication (transversality of languages); Philosophy of Technique; Philosophy of Gender; Didactics of Philosophy.

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