Congresso Internacional de Ética e Biologia: Competição, Colaboração e Evolução
Data: 29-10-2024 09:00
Local: Universidade da Beira Interior
Email: gregori.souza@ubi.pt
Terá lugar, nos dias 29 e 30 de outubro de 2024, na Universidade da Beira Interior, o Congresso Internacional de Ética e Biologia: Competição, Colaboração e Evolução. Uma parceria entre o PRAXIS - Centro de Filosofia, Política e Cultura e o Centro Hans Jonas Brasil, organizado por David Geraldes Santos (UBI/PRAXIS) e Grégori de Souza (PUCPR-UC/PRAXIS).
O objetivo do Congresso Internacional de Ética e Biologia: Competição, Colaboração e Evolução é explorar as relações entre competição, colaboração e evolução na biologia e na ética contemporânea. Buscamos promover um diálogo interdisciplinar que permita uma compreensão mais profunda das dinâmicas competitivas e colaborativas na natureza e na sociedade, examinando como esses princípios moldam o comportamento humano, as relações ecológicas entre seres humanos e extra-humanos, bem como os sistemas éticos. Ao fazê-lo, pretendemos fornecer contributos para uma Filosofia da Biologia (ou Biologia Filosófica), além de identificar abordagens éticas que possam colaborar para a promoção da coexistência sustentável e da justiça social, reconhecendo tanto a importância da competição na seleção natural quanto a necessidade crítica de colaboração para enfrentamento dos desafios globais.
Eixos temáticos:
1. Ética da Competição na Natureza e na Sociedade: Análise das implicações éticas da competição entre organismos na natureza e entre indivíduos e grupos na sociedade humana. Isso pode incluir discussões sobre a justiça, o individualismo versus o altruísmo e as consequências éticas da competição desenfreada. 2. Colaboração e Cooperação na Evolução e na Ética Humana: Investigação dos fundamentos evolutivos da colaboração e cooperação entre organismos e sua aplicação aos sistemas éticos humanos. Isso pode abordar questões como a evolução da moralidade, a origem dos valores e as implicações éticas da colaboração interespécies. 3. Bioética e Desafios Contemporâneos: Análise crítica das questões éticas emergentes na interseção entre biologia, tecnologia e sociedade. Isso pode incluir debates sobre manipulação genética, inteligência artificial, conservação ambiental e equidade no acesso aos avanços científicos. 4. Ética Ambiental e Conservação: Investigação sobre as responsabilidades éticas dos seres humanos em relação ao meio ambiente e às outras formas de vida. Isso pode envolver discussões sobre ética animal, ética vegetal, preservação da biodiversidade, justiça ambiental e sustentabilidade. 5. Filosofia da Biologia, Biologia Filosófica e Ética Evolutiva: Análise das questões filosóficas subjacentes à biologia e sua relação com a ética. Isso pode abranger debates sobre a natureza da vida, a evolução da moralidade, a relação entre natureza e cultura, e as implicações éticas da compreensão científica da evolução.
Convidamos propostas de contribuições acadêmicas que abordem os temas descritos acima. Os interessados devem enviar um resumo de 500 a 800 palavras, com uma breve nota biográfica (máx. 150 palavras), a indicação de eixo temático e a modalidade de participação (presencial ou online) para gregori.souza@ubi.ptaté 31 de agosto de 2024. Os envios selecionados serão confirmados em meados de setembro. Os idiomas aceitos são: português, espanhol e inglês. O evento será realizado presencialmente com transmissão.
Congresso Internacional de Ética e Biologia: Competição, Colaboração e Evolução
29 e 30 de outubro de 2024
Sala de Mestrados, Faculdade de Engenharia, UBI, Covilhã – Portugal
10h – 11h: A liberdade como princípio ontobiológico: entre a fragilidade e a transcendência da vida Jelson Oliveira (Pontifícia Universidade Católica do Paraná/CNPq)
11h – 12h: Dos sueños forestales: La armonía hidro-vegetal y meteorológica de François- Antoine Rauch y el bosque primario de Francis Hallé Fernando Calderón Quindós (Universidad de Valladolid)
14h – 14h40: Tentativa de uma fenomenologia da paisagem, segundo Grande Sertão Veredas, ou um modo diferente de vivermos a natureza Ana Madeira (Universidade da Beira Interior)
14h40 – 15h20: A Paisagem Evolutiva Dinâmica do Design Psicológico Normativo João Pinheiro (Universidade de Bristol)
15h20 – 16h: Ética e formação de educadores ambientais para atuação em contextos de emergência socioambiental Anelize Queiroz Amaral (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e Ana Paula da Silveira Simões Pedro (Universidade de Aveiro)
Intervalo – 30min
16h30 – 17h10: O conceito de teleologia em Immanuel Kant e Hans Jonas Pedro Malta (Universidade Federal de Pelotas) 17h10 – 17h50: “O aborto das Trevas”: percepções gnósticas sobre a vida animal na atitude existencial da Antiguidade Tardia a partir de Hans Jonas Bruno Henrique do Rosario Xavier (Pontifícia Universidade Católica do Paraná)
30 de outubro
10h – 11h: The Flow of Complexity: Emergence, Networks, and the Evolution of Nature David Geraldes Santos (Universidade da Beira Interior/PRAXIS) 11h – 12h: La vida entre biologia y ética: la muerte cerebral. Luca Valera (Universidad de Valladolid)
14h – 14h40: Perspectivas de género – que contributos para a ética ambiental? Maria do Céu dos Santos Pires (Universidade de Évora) 14h40 – 15h20: A vinculação ontológica como princípio da arkephilia. Conceição Soares (Universidade Católica Portuguesa)
15h20 – 16h: Os desafios éticos das pesquisas com DNA antigo humano e a filosofia de Hans Jonas: uma aproximação Gabriel Frassetto, Mercedes Okumura e João Cortese (Universidade de São Paulo) Intervalo – 30min
16h30 – 17h10: Ética, sustentabilidade, decolonialidade e emergências epistêmicas via uma filosofia verde. Ricardo Valim (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) 17h10 – 17h50: O que é ser uma planta? Grégori de Souza (Pontifícia Universidade Católica do Paraná/UC/UVa/PRAXIS)